Fisioterapia Reumatológica

Fisioterapia Reumatológica






O reumatismo é a patologia que vem apresentando um crescimento importante na população.

As doenças reumáticas acomete o sistema osteo-articular, conhecidas também como doenças crônico-degenerativas.

Diferente das doenças neurológicas, cardíacas ou gastrointestinais que afetam apenas um determinado órgão ou sistema, as doenças reumáticas podem não apresentar queixas ósseas, articulares ou comprometimento dos tecidos peria-articulares, mas sim em órgãos diversos como coração, rins e pulmões.

A prevalência dessas doenças aumenta com a idade e por serem crônica, necessitam de um tratamento prolongado, e o quanto antes for o início do seu tratamento, menores são as chances de desenvolverem sequelas ou deformidades, diminuindo o prejuízo na qualidade de vida.

O diagnóstico precoce é de suma importância para uma boa evolução da doença, evitando complicações que podem incapacitar o paciente de forma definitiva.

A fisioterapia reumatológica é empregada no tratamento das doenças reumáticas, amenizando as sequelas ocasionadas pela cronicidade e degeneração da doença.

As principais doenças que a fisioterapia reumatológica atua são:

Artrite reumatóide

Causa inflamação nas articulações dos pés, mãos e punho, estas não exclusivas, mas são as de maiores acometimentos. Tem o seu inicio na fase adulta e pode evoluir para deformidades.

Espondilite anquilosante

A inflamação se inicia nas articulações e limita os movimentos da coluna vertebral, evoluindo para os membros. Com o avanço leva a deformidades das articulações acometidas e adota a “postura do esquiador”.

Artrite idiopática juvenil

Afeta as articulações dos joelhos, punhos, pés e cotovelos. Seu inicio é a partir dos 2 anos de idade e pode levar a deformidades. Com o agravante de o paciente estar em fase de crescimento.

O fisioterapeuta reumatológico tem o objetivo de minimizar dores e incapacidades geradas. Como também possui o conhecimento em avaliar e orientar quanto:

• Necessidade de utilizar andadores, calçados modificados, ou qualquer outro tipo de equipamento.

• Identificar o quanto a funcionalidade do paciente foi prejudicada.

A fisioterapia reumatológica trata o doente como um todo, e não somente uma determinada área ou órgão. Sabendo elaborar um plano de tratamento específico, sanando qualquer tipo de dor ou desconforto, para assim, dar continuidade do tratamento com exercícios de fortalecimento muscular, amplitude de movimento, reeducação postural e para melhorar a mobilidade.

Essas doenças não tem cura, mas podem estabilizar. E segundo as orientações e tratamentos do médico e do fisioterapeuta reumatológico, os pacientes podem conviver normalmente.

Entre em contato com a SP Home Care. Nossos profissionais estão preparados para atendê-lo. Agende sua consulta.

AGENDE SUA CONSULTA