Fisioterapia Respiratória






A respiração é um processo fundamental a vida. É nesse processo que ocorre a troca gasosa nos pulmões, ou seja, os movimentos de inspiração e expiração.

O nosso sistema respiratório esta exposto a diversos fatores lesivos que podem ocasionar importantes alterações, desde a função de troca gasosa, mecanismo de controle da respiração, mecânica respiratória e das funções metabólicas, levando o paciente a um quadro de sofrimento e de dor.

Para que ocorra uma integridade funcional do sistema respiratório é necessário que as vias aéreas estejam pérvias e limpas e para isso é necessário que ocorra uma depuração normal das vias aéreas.

A fisioterapia respiratória é muito vasta na prática profissional e atua no tratamento de pacientes de todas as idades com distúrbios pulmonares agudos ou crônicos. A fisioterapia respiratória não atua diretamente sobre o processo patológico, e sim no nível das limitações e incapacidades aumentando a independência e consequentemente a capacidade respiratória.

Princípios da Fisioterapia Respiratória

Os princípios básicos que regem o tratamento da fisioterapia respiratória são em adaptar ou readaptar o individuo para uma vida social e compatível com o seu grau de disfunção pulmonar.

A fisioterapia respiratória dispõe de métodos e técnicas manuais e instrumentais especializadas em otimizar o clearence mucociliar, prevenir a obstrução e o acumulo de secreções brônquicas, melhorar a ventilação, diminuir os gastos energéticos durante a respiração, manter a mobilidade da caixa torácica e favorecer uma maior efetividade da tosse para o paciente.

Existe uma séria de doenças respiratórias e cada uma possui suas particularidades, que devem ser bem compreendidas pelo o fisioterapeuta responsável pelo seu tratamento:

As mais comumente encontradas são:

• Doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite)

• Doenças restritivas (escoliose, fibrose císica, sarcoidose, etc.)

• Asma

• Bronquiectasia

• Pneumonia

É importante ressaltar que para se atingir resultados positivos faz-se primordial um amplo estudo do quadro patológico apresentado pelo paciente, além de uma criteriosa avaliação das condições clínicas desse indivíduo e do traçado de um plano de tratamento condizente com suas necessidades atuais.

A SP Home Care possui profissionais especializados em fisioterapia respiratória. Entre em contato. Estamos prontos para atendê-lo. Agende sua consulta.

AGENDE SUA CONSULTA