Fisioterapia para Gestantes

Fisioterapia para Gestantes






A mulher no período gestacional e no pós-parto apresenta uma oportunidade singular para o fisioterapeuta. Durante a gravidez ocorrem intensas alterações físicas, musculoesqueléticas e emocionais e ainda assim uma condição de saúde.

O fisioterapeuta acompanha e avalia as alterações físicas, com o foco na manutenção da saúde e não na correção de deformidades ou enfermidades.

Durante o desenvolvimento fetal ocorrem diversas adaptações físicas, necessário para um crescimento adequado. Essas adaptações influenciam na realização das atividades da vida diária. Pois, aumentam os desconfortos e as suas limitações.

A fisioterapia para gestantes prepara o corpo da mulher no período pré-natal e no pós-parto.

É muito comum no período gestacional, às mulheres desenvolverem desconforto como as cãibras, falta de ar e inchaço. Com isso a fisioterapia para gestantes, ira auxiliar através de terapias com os seguintes objetivos:

• Aprimorar o condicionamento físico, através de alongamento e fortalecimento muscular. Em especifico a musculatura do assoalho pélvico, músculos paravertebrais e a abdominal.

• Melhorar a conscientização respiratória e corporal.

• Orientação postural.

• Exercícios aeróbicos.

• Orientação postural.

• Exercícios de relaxamento

A fisioterapia para gestantes trata de cada trimestre da gestação considerando os cuidados específicos para cada fase.

Além do cuidado global do corpo, a fisioterapia para gestantes atua em especifico na musculatura do assoalho pélvico, minimizando, assim lesões musculares durante o parto. Durante a gestação devido o aumento da pressão abdominal e ao efeito hormonal ocorre um enfraquecimento dessa musculatura, o tornando disposto a disfunções como, incontinência urinária, incontinência fecal, prolapso da bexiga, do reto, do útero e alterações sexológicas. Independente se a gestante tem ou não sintomas e o tipo de parto que escolher, deve realizar exercícios de fortalecimento muscular do períneo. Assim ele faz com que o corpo volte a sua forma física mais saudável e rápida.

A fisioterapia na gestação busca um equilíbrio físico e emocional, ajudando a gestante a se preparar para as transformações corporais, durante o trabalho de parto e na recuperação do pós-parto. Contribuindo para uma maior qualidade e bem estar.

A SP Home Care possui uma equipe de profissionais especialistas em fisioterapia para gestantes. Entre em contato conosco. Agende sua consulta online.

AGENDE SUA CONSULTA