Fisioterapia Geriátrica

Fisioterapia Geriátrica






O envelhecimento saudável é resultado da integralidade multidimensional entre a saúde física, mental, independência na vida diária, socialização, suporte familiar e independência econômica. Porém, há fatores que causam o desequilíbrio dessa integralidade. O envelhecimento natural é um processo progressivo e contínuo, que durante o qual, ocorre um declínio das funções fisiológicas, morfológicas e bioquímicas, refletindo intensamente na capacidade funcional do idoso.

Objetivos da Fisioterapia Geriátrica

 A fisioterapia geriátrica tem como objetivo principal, a independência do idoso para a execução das atividades da vida diária, na ânsia de minimizar as consequências fisiológicas e patológicas do envelhecimento, garantindo a melhoria da mobilidade e contribuindo para uma qualidade de vida satisfatória.

 A atuação da fisioterapia geriátrica não é limitada. Ela reúne um conjunto extenso de exercícios físicos e respiratórios que tem como objetivo manter a funcionalidade e o bem estar do idoso, assim como evitar ou retardar complicações. Contribui para um estilo de vida mais ativo, proporcionando um envelhecer motor e funcional com saúde, qualidade e maior independência funcional possível.

As principais alterações funcionais que acometem os idosos são:

• Diminuição da força muscular

• Alteração do equilíbrio

• Degeneração articulares

• Dores e cansaço

• Alteração na coordenação motora

• Alterações posturais

• Alteração na marcha

Essas alterações não somente evoluem e levam a perda de qualidade de vida, como podem causar complicações como traumatismos e fraturas por quedas. Essas complicações causam consequências fatais. Pois, o idoso acamado, esta exposto a adquirir pneumonias e alterações circulatórias, devido à imobilidade, contribuindo ao acúmulo de secreções e a formação de trombos.

Apesar de o fenômeno envelhecer ser natural, o idoso tem que ser tratado de forma integral, respeitando as suas particularidades e a sua singularidade. Assim, o tratamento não se restringe somente as questões físicas, mas também valoriza os fatores psicossociais e a sua interação familiar.

Entre em contato com a SP Home Care. Temos uma equipe especializada e preparada para atender as necessidades da fisioterapia geriátrica. Agende sua consulta agora mesmo.

AGENDE SUA CONSULTA