Jun 24

Quais os tipos de fisioterapia home care existente?






Os recursos de tratamento fisioterápico se dividem em diversas áreas dependendo do objetivo, problema e idade do paciente.  Antes de procurar um profissional é importante a pessoa verificar qual o melhor recurso para seu tratamento.

Algumas pessoas acreditam que a fisioterapia se baseia somente em massagem e exercícios para reabilitação motora, contudo ela é muito mais ampla como, por exemplo, tratamento para problemas respiratórios. A grande maioria dos tipos existentes pode ser realizada a domicilio. Adicionando além dos benefícios da prática, como também as vantagens que a fisioterapia home care oferece, como o baixo custo, participação familiar, conforto entre outros. Contudo é importante verificar com o profissional se para o tratamento desejado há possibilidade do atendimento domiciliar.

Veja quatro tipos de fisioterapia home care

  • Cinesioterapia: é uma terapia complementar ou alternativa, a qual usa a monitorização dos músculos (biofeedback) para observar possíveis causas de ‘desequilíbrio’ no corpo. O método cinesioterapia pode ajudar na resolução de questões de saúde e bem-estar, incluindo o stress, distúrbio musculares, distúrbios nervosos, questões nutricionais, problemas emocionais etc.
    O tratamento tem como intuito ajudar o processo natural de cura do corpo, realizado por meio de exercícios de alongamento, fortalecimento entre outros buscando a melhoria da movimentação.
  • Crioterapia: é um procedimento que utiliza da baixa temperatura para tratamentos estéticos e terapêuticos na pele, muito utilizado por atletas. Nesse tratamento é utilizado variadas formas: compressas, varredura, imersão entre outros. Utilizando o gelo seco ou nitrogênio líquido em contato com a pele, podendo chegar à temperatura de 196 graus Celsius negativos. O objetivo do método é a redução da inflamação e edema, estimulação neuromuscular, obtenção de analgesia etc.

  • Hidroterapia: ou fisioterapia aquática ajuda no fortalecimento muscular, aumento das amplitudes articulares, melhora do condicionamento cardiorrespiratório, alívio da dor, equilíbrio e coordenação, melhora da postura, estímulo das atividades funcionais entre outros. A fisioterapia home care nesse caso só poderá ser possível se o paciente tiver uma piscina na própria residência ou no condomínio.
  • Respiratório: a fisioterapia respiratória não se restringe somente ao tratamento como também a prevenção às doenças respiratórias. Buscando aumentar a capacidade do paciente, em especial para tratamentos de males causados pelas doenças que comprometem o sistema respiratório humano, como a asmas, insuficiência respiratória, bronquite e a tuberculose.

A fisioterapia se estende para diversas áreas e tratamentos, consulte um profissional e veja qual é o melhor procedimento para seu problema, verificando também a possibilidade do mesmo ser realizada na própria residência, obtendo assim maiores vantagens do tratamento.