Oct 8

Fisioterapia home care melhora qualidade de vida de pacientes com câncer






fisioterapia oncologica

Muitos pacientes e familiares de pessoas portadoras de doenças crônicas ou degenerativas, como o câncer, por exemplo, sentem-se, muitas vezes, desconfortáveis caso precisam se locomover até um consultório ou hospital para realizar tratamentos de fisioterapia.

Pensando nestes casos que foi criado o atendimento Home Care nos Estados Unidos e, desde que veio para o Brasil, esta forma de atendimento tem conquistado novos adeptos.

As vantagens da fisioterapia oncológica

Devido ser uma indicação para todos os casos de câncer, desde tumores na cabeça, até o câncer de mama, a fisioterapia oncológica se enquadra em todos os perfis de pacientes, sejam eles crianças, adultos ou idosos.

Os principais objetivos da fisioterapia oncológica são:

• Auxiliar na reabilitação social e psicológica dos pacientes;
• Prevenir ou tratar complicações físicas;
• Recuperar movimentos e funcionalidade da região operada;
• Reeducar a circulação linfática;
• Diminuir a ansiedade;
• Auxiliar a cicatrização e
• Melhorar a função respiratória.

O impacto da fisioterapia domiciliar na recuperação do paciente

De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), entre 1980 e 2013, a expectativa de vida brasileira aumentou 17,9% e a disseminação da fisioterapia home care tem forte contribuição para isso.

Ao passar por fortes tratamentos, como a quimioterapia ou a radioterapia, o último local que a pessoa gostaria de ir com frequência é o ambiente hospitalar e, para alguns casos, o tratamento fisioterapêutico é indicado até 7 vezes na semana. A fisioterapia domiciliar, por conta da praticidade e de os pacientes sentirem-se mais à vontade durante o tratamento, por estarem em suas casas ou em um ambiente mais confortável para eles, garante que os resultados sejam mais significativos, pois o paciente realiza as atividades sem medos ou constrangimentos.